Como utilizar o Whatsapp para aumentar a lucratividade dos negócios

A tecnologia vem desenvolvendo maneiras para melhorar a qualidade da comunicação de empresas com seus clientes e leads. O uso do WhatsApp voltado para vendas tem sido muito relevante mercadologicamente, com o uso do aplicativo é possível trazer mais clientes com menor custo e assim a ferramenta tem sido introduzida no planejamento estratégico de muitas empresas. Junto a isso temos a ferramenta de automação do WhatsApp, que é uma poderosa impulsionadora de vendas, que tem o poder de atingir uma grande gama de clientes com um baixo custo e uma boa assertividade considerando os novos hábitos de compra do consumidor.

No Brasil, existem mais de 120 milhões de smartphones, e em 97% deles o aplicativo do WhatsApp está instalado, esta é uma grande oportunidade para você estar onde o seu cliente está, aumentando o seu faturamento e potencializando suas vendas de uma maneira segura, conversando com seus leads e clientes de forma personalizada, em tempo real, e melhorando a sua taxa de engajamento. Fique com a gente para saber mais sobre essas ferramentas.

As mudanças no marketing digital

Em 2014 a empresa de consultoria de tecnologia da informação Accenture lançou uma pesquisa visando os desafios de executivos de marketing nos próximos 5 anos (até 2019). Para o estudo foram entrevistados mais de 600 empresários de indústrias diferentes em onze países, inclusive no Brasil. Os resultados mostravam que o grande desafio estava em avançar no campo digital não deixando passar as novas estratégias, em pequenas e grandes corporações.

Antes mesmo de se completar os cincos anos, novos dispositivos e ferramentas foram desenvolvidos para otimizar as vendas, como o uso do WhatsApp voltado para negócios, acarretando em uma mudança no marketing digital. Empresas que ainda não se atentaram para o poder do ambiente on-line estão correndo o risco de ficarem para trás já que os próprios consumidores têm mostrado que aprovam o relacionamento com as marcas via WhatsApp.

Por quê WhatsApp está substituindo os e-mails

Já que estamos na era dos smartphones precisamos repensar alguns comportamentos e hábitos e aprendermos a olhar para os novos espaços que os clientes têm ocupado. Hoje o brasileiro passa mais tempo no WhatsApp do que em frente à televisão ou ao computador, e o diferencial do aplicativo é que o diálogo acontece de forma instantânea, e é isso que o cliente quer: ser prontamente respondido, o que não acontece com os e-mails.

O uso do WhatsApp encurta o caminho entre o cliente e a resposta que ele busca, criando um diálogo em tempo real, como em um chartboard, estreitando laços e conquistando a confiança desejada na relação cliente e empresa.

Vantagens da automatização do WhatsApp

Disparo em massa

Otimize seu tempo ao disparar mais de 100 mensagens por minuto, basta fazer o planejamento do seu funil e de sua campanha, subir suas listas e alcançar o máximo de clientes possíveis economizando muito tempo.

Robô de repostas

Com a automação do WhatsApp você terá robôs que respondem e interagem com quem te procura, respondendo as dúvidas mais frequentes a qualquer hora do dia e sem a necessidade de um atendente.

Números simultâneos

Se você trabalha com mais de um negócio, ou com produtos diferentes, pode cadastrar mais de um número de celular para fazer a automação simultaneamente.

Segmentação por listas

Crie suas listas e funis separando e qualificando seus leads /clientes conforme suas campanhas ou suas necessidades.

Importação de contatos

Não há necessidade de cadastrar manualmente todos seus leads nos contatos de seu celular, você poderá fazer o cadastro direto em sua ferramenta de automação ou importá-los de uma planilha.

Personalização de variáveis

A automação vai possibilitar que você use as informações individuais de seus clientes nas mensagens enviadas, criando empatia e te aproximando da venda.

5 Dicas para evitar bloqueios

O aplicativo do WhatsApp, assim como em outros aplicativos e ferramentas, tem suas políticas de uso que se infringidas podem gerar um bloqueio no número. Siga essas dicas para não correr esse risco:

1. Peça para seus clientes e leads te adicionarem em seus contatos

Essa dica é superimportante, o WhatsApp sabe quando você envia uma mensagem para alguém que não tem seu número salvo, e não vê isso com bons olhos. Então peça aos clientes que adicionem seu número nos contatos, você pode enviar seu próprio contato para eles facilitando para que o cliente só tenha que clicar em “Salvar Contato”

2. Pense bem na primeira mensagem que vai enviar

O primeiro contato feito por mensagem é muito importante, não envie mensagens múltiplas, mídias como fotos, vídeos ou links antes de seu cliente ter lhe respondido a uma primeira mensagem.

3. Aceite quando o cliente diz que não quer receber suas mensagens

Quando o cliente lhe diz que não quer receber suas mensagens tire-o de suas listas, não force a barra enviando outras mensagens, isso evita que o próprio cliente te bloqueie, e quando se é bloqueado de muitos números o WhatsApp desconfia de suas intenções e você pode vir a ter problemas com sua linha.

4. Personalize suas mensagens

O envio de muitas mensagens idênticas pode causar um bloqueio em seu WhatsApp, com a ferramenta de automação você pode colocar o nome de seus clientes, e até outras informações pessoais, deixando as mensagens diferentes. Com isso você também fortalece os laços com o cliente tratando-o de forma mais pessoal.

5. Coloque fotos em seu perfil

É importante que seu número tenha cadastrado uma foto ou imagem com o logo da empresa ou do produto, o estímulo visual faz com que o cliente te reconheça rapidamente e passa segurança e credibilidade.

O WhatsApp é hoje o aplicativo que os brasileiros mais usam, e vem se tornando uma importante ferramenta para impulsionar vendas, em grandes e principalmente em pequenos negócios. Com a grande vantagem de faturar mais com custos de investimentos baixos, as empresas que ainda não estão dando devida atenção ao aplicativo correm o risco de serem tiradas do jogo pelos clientes. E você, já está usando a automação do WhatsApp para aumentar as vendas de sua empresa?

Quero automatizar minhas meu Whatsapp nos negócios! Veja mais aqui!

Quero aumentar minha audiência no Instagram! Veja mais aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *