O que é o Leilão do Facebook e como ele pode melhorar a entrega dos seus anúncios by Facebook

Quando você cria uma campanha, pode definir um orçamento para a veiculação dela em nossas plataformas pelo período de sua escolha. Nossas plataformas distribuirão o valor de maneira uniforme pelo tempo que você determinou. Mas, com o Leilão do Facebook, você conta com o nosso algoritmo para otimizar o uso do seu investimento nas campanhas e ele ainda pode te ajudar a entender o desempenho de cada anúncio.

Muitos fatores precisam se unir para que o Leilão aconteça. Vamos ver um por um:

Imagine que você é dono de uma Academia e quer aumentar o número de inscrições no seu site. Para isso, ao criar uma campanha no Facebook, você deve definir com quem quer falar e escolher o objetivo de conversão. Vamos supor que a sua audiência seja de mulheres de São Paulo que gostem de exercícios físicos. Uma outra academia, com a mesma meta, direciona seus anúncios para todos os atletas residentes de São Paulo. A mesma pessoa, isto é, uma atleta paulista, se encaixa no público-alvo de ambos anunciantes.





Mas vamos voltar à sua campanha. Com base nas informações que você deu, o algoritmo do Facebook vai buscar as pessoas com essas características. Além disso, também te apresentará pessoas que estão mais propensas a tomar a ação que você escolheu, como conversão, por conta de ações semelhantes realizadas no passado.

Observe que, quando você seleciona o melhor objetivo para o seu negócio, mais especificidade você dá à entrega dos seus anúncios. Se quiser aumentar a quantidade de visualizações nos seus vídeos, o Facebook vai encontrar pessoas mais propensas a assistirem todo o conteúdo que você ofereceu e assim por diante.

Depois de compartilhar seus objetivos e os detalhes da sua audiência, o algoritmo vai avaliar outro fator importante: o envolvimento e as ações das pessoas nos anúncios. Para isso, são levadas em conta as reações e comentários positivos deixados em cada anúncio. Quanto mais as pessoas se envolverem com o conteúdo que você mostra, maior será a entrega. O contrário também pode acontecer. Quando as pessoas mostrarem que não querem ver seus anúncios, ele terá uma entrega menor.

Leilão entra em ação aqui. Ele é a nossa solução que prioriza anúncios para entrega. Assim que o seu anúncio entrar no Leilão, ele vai concorrer com outros anúncios que segmentaram a mesma pessoa que você ao configurar a sua campanha.

Lembra do exemplo da Academia lá em cima? O seu anúncio para mulheres interessadas em atividades físicas vai disputar espaço com os anúncios para atletas que moram em São Paulo da academia concorrente. A experiência das pessoas nas nossas plataformas é muito importante para nós; por isso, o espaço separado para anúncios no Feed de Notícias é limitado.

E agora? Quem vence?

Definir público, objetivo e ter mais envolvimento nos anúncios, juntamente com a qualidade deles, são pontos indispensáveis para aumentar a entrega deles nas nossas plataformas. Mas, como todo Leilão, você deverá decidir qual será o seu lance. Isso significa o quanto quer pagar por resultado (por exemplo, se quiser mais conversões, qual o melhor valor para investir em cada conversão obtida?).

Assim que escolher o lance que mais combina com a sua campanha e negócio, é só colocar o seus anúncios no ar. A partir daí, eles entrarão na Fase de Aprendizado.

Quando o Facebook começa a veicular os seus anúncios, seja no início da campanha ou após uma edição significativa, ainda não temos todos os dados necessários para anunciar de forma estável. Para reunir todas essas informações, precisamos exibir os seus anúncios à diversos tipos de pessoas para aprender quem está mais propenso a gerar a ação que você definiu lá no começo, no objetivo da sua campanha.

Precisamos de até 7 dias para gerar, em média, 50 conversões e levantar todos esses dados. Assim que atingirmos o período ou volume, seu conjunto de anúncios poderá apresentar menos variações de desempenho. Se você não conseguir esse volume de conversões, considere simplificar a estrutura da sua conta criando menos conjuntos de anúncios. Você também pode configurar um objetivo mais simples; em vez de uma ação definitiva, como conversão de compra, considere um passo anterior a isso, como Adicionar ao Carrinho. Essa informação também é valiosa para anunciantes.

Juntando todas essas informações mais a qualidade dos anúncios, mensuramos a relevância de cada um para otimizar sua entrega dentro do Leilão. Por isso, os anúncios mais relevantes geralmente custam menos e geram mais resultados! 

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