Tráfego pago e campanhas patrocinadas

O tráfego pago é o fluxo de pessoas que você consegue atrair para os seus canais de comunicação, por meio de propagandas e campanhas de marketing. É uma estratégia essencial e também complementa todas as otimizações usadas no tráfego orgânico, e caso você esteja iniciando seu negócio ou site na web, é a chama inicial que trará um fluxo de pessoas para o seu negócio.

Assim, para estratégias de tráfego pago, geralmente são usadas plataformas de anúncios especializadas e adaptadas para criar suas campanhas e também disponibiliza várias ferramentas para definir e atingir o seu público-alvo com mais precisão.

Como funcionam as plataformas de marketing

Já abordamos um pouco dos mecanismos de busca aqui e entendemos o básico de seu funcionamento e objetivo, todavia, você já parou para se perguntar o que as empresas por trás destes enormes mecanismos ganham ao disponibilizar o conteúdo ao público?

Logicamente existe um mercado enorme por trás disso. Toda vez que um usuário faz uma pesquisa em uma plataforma de buscas, uma série de dados sobre ele são armazenados e comparados com os dados de diversos usuários.

Ou seja, interesses sobre determinados temas, faixa etária e diversas informações demográficas são armazenadas nessas plataformas.

Esses dados são extremamente valiosos aos empreendedores digitais, pois demonstram as tendências e interesses de mercado e indicativos que podem auxiliar para que as campanhas atinjam o público adequado.

E o grande poder desses mecanismos é vender tais informações às empresas que queiram investir. Podemos tomar como exemplo o Google ads e a ferramenta Google Keywords Planner e em conjunto o site UberSuggest, do Neil Patel, elas mostram quantas pessoas estão pesquisando determinadas palavras-chave, indicando assim as tendências mais quentes do mercado.

Além do mais, as plataformas de marketing são bem similares a esses modelos, e sempre estão atreladas a outras plataformas com grande tráfego de pessoas e geração de dados, mecanismos de busca e redes sociais.

Dentre elas, as duas grandes plataformas de marketing mais conhecidas do mercado online são o Google Ads e o Facebook Ads, e elas permitem a criação de campanhas de anúncios personalizados, que são veiculados em seus respectivos displays de publicidade.

Assim, o Google Ads coloca anúncios em sites parceiros do programa, no YouTube e nas páginas de busca. Já o Facebook Ads, roda anúncios em diversos posicionamentos no próprio Facebook e no Instagram. Ambas as plataformas têm suas peculiaridades, no entanto, cumprem bem o papel de rodar seus anúncios.

Vantagens de usar plataformas de marketing

Existem várias vantagens em trabalhar o tráfego com plataformas de marketing, dentre elas, as principais estão na possibilidade de alcançar um público extenso, através das ferramentas de segmentação e das métricas que são geradas, trazendo vários indicativos eficazes para a campanha desejada.

Dessa forma, cada anúncio que você veicula nessas plataformas é pago, por isso é importante se certificar que sua campanha está com o melhor ajuste possível para seu objetivo específico. Existem diversos tipos de campanhas, por exemplo, com objetivo de conversões, para atrair engajamento, campanhas de geração de leads, e diversas formas de tráfego.

Inclusive existem até profissionais que se especializam fazendo gestão de tráfego, e lucrando bastante com lançamentos de estratégias digitais. Um exemplo de sucesso nesse sentido é o Pedro Sobral, gestor de tráfego que já trabalhou investindo milhões em plataformas de marketing, e gerencia o tráfego para grandes players do mercado digital.

Então, nessas plataformas o seu pagamento aos anúncios é determinado por diversos tipos de métricas que você pode escolher aplicar. Quando suas propagandas são rodadas você só paga se os usuários estiverem visualizando elas de fato, sendo assim existem as métricas que estipulam as impressões, os cliques e as conversões que seus anúncios geraram.

O CPC (Custo por Clique) e o CPM (Custo por mil impressões) são as métricas mais utilizadas, que lhe dão um bom feedback de como vão suas campanhas, e cabe a você saber como interpretar e usar cada uma delas.

Como fazer campanhas lucrativas

Primeiramente, é necessário aprender quais são as políticas e termos de uso de cada uma das plataformas de marketing, pois elas têm suas peculiaridades e funcionam melhor para determinados nichos, em detrimento de outros.

O Facebook, por exemplo, não roda anúncios do setor de suplementos alimentares, cápsulas e criptomoedas. Por isso, pesquise e saiba se determinada plataforma atende os seus requisitos de campanha. O Google já limita a venda de medicamentos que são regulamentados.

Após essa etapa, o ponto mais importante é fazer uma segmentação o mais precisa possível do seu público, dentro da plataforma. Elas geralmente lhe dão uma série de opções para segmentar, opções de região, faixa etária, ocupação e até interesses pessoais.

Assim, é muito importante caprichar nessa parte, pois rodar anúncios a pessoas com baixo potencial de comprar o seu produto é um desperdício de dinheiro.

E após se certificar que o público está bem ajustado, é preciso fazer a parte criativa do anúncio. Novamente salientamos que é necessário conhecer as regras para não violar nada sem saber. Nessa etapa, é importante ter uma boa copy, aliada a uma imagem que chame bastante a atenção do público.

Por último, faça uma estratégia que tenha um bom controle de gastos, e esteja sempre atento ao que dizem suas métricas. Às vezes, alguns ajustes simples em certos detalhes no design ou no texto fazem uma enorme diferença no resultado. Sempre ajuste a campanha de acordo com os feedbacks que as métricas trazem.

Em face disso, é muito importante dominar ambas as estratégias de tráfego, para assim conseguir atrair um público qualificado e consistente para seus canais de comunicação, porém, sempre tenha em mente que seus resultados serão proporcionais à sua dedicação e à qualidade do seu conteúdo. Em nossos clientes, focamos muito em campanhas de geração de leads e nutrindo os mesmos com informações relevantes e relacionadas ao seu produto e serviço. Cada vez mais o custo com campanhas patrocinadas ficam mais caras para a venda direta do produto/serviço. Por isso, entregue conteúdo que seja realmente de relevância para o seu lead e deixe que ele escolha se irá comprar ou não e o momento adequado. Essa é uma das estratégias do Inbound Marketing.