Transformando métricas em vendas

Todo negócio que precisa vender um produto ou serviço deve entender que os indicadores de resultados são de extrema importância para o seu negócio. Por meio desse pilar você poderá entender em que você pode ou não investir. Medir os seus resultados é tão importante quanto planejar suas metas. Não adianta possuir objetivos se você não aproveitar as suas métricas para chegar até eles.

Dessa forma, com as métricas você consegue analisar se suas campanhas estão tendo resultados satisfatórios ou não. Mas para converter esses dados em vendas, existem algumas atitudes que você precisa tomar. Veja:

Analise

Após coletar os seus dados, analise suas métricas, identifique o que tem chamado a atenção do seu público e o que mais tem dado resultado.

Então, invista em campanhas que consigam trazer visitantes com potencial e qualificado para leads. Uma boa maneira de conseguir isso é por meio de uma isca digital gratuita, que já citamos anteriormente.

Além do mais, para transformar os seus visitantes em leads é necessário que você apresente um conteúdo que chame a atenção e consiga fazer com que o usuário tenha interesse em passar os dados para você.

Com isso, a taxa de conversão neste momento é importante, pois com ela você conseguirá saber se o conteúdo é relevante e quantas pessoas consegue atingir, em quanto tempo e quanto de investimento financeiro é necessário.

Lembre-se que todo lead é uma oportunidade de negócio que pode ser convertido em uma venda e virar um cliente fiel aos seus produtos. Lead vale ouro!

Qualifique-os

Depois de conseguir criar uma base de contatos, o seu desafio será criar fluxos adequados que qualifiquem os leads, para que os interessados sejam direcionados para o funil de vendas e, consequentemente, fazer com que ele finalize a compra. É necessário instigá-lo a obter mais informações sobre as soluções que sua empresa oferece e, possivelmente, identificar alguma que resolva seus problemas. Para isso, você precisa entender qual a necessidade do seu visitante e deve utilizar das estratégias e ferramentas de inbound marketing.

Nesse sentido, ofereça um conteúdo útil e que pode ser feito de diversas maneiras, como ações de e-mail marketing, conteúdos no blog, um material disponibilizado ou enviado por meio de uma newsletter.

De qualquer maneira, se você possui um bom conhecimento sobre as características de sua persona, seu trabalho ficará muito mais fácil. Afinal de contas, você conseguirá identificar qual a maneira mais eficaz de capturar esse provável cliente. Caso ainda não tenha lido sobre personas, não se preocupe que teremos um capítulo específico sobre o assunto!

Crie uma estratégia de e-mail marketing

Defina os disparos periódicos para sua base de contato, de uma maneira que ele sinta a necessidade de consumir o seu produto ou serviço. Será preciso focar na quantidade de envios e na periodicidade. Mostre-se atento ao que ele precisa e principalmente faça-se presente com os fluxos adequados.

Mostre quais os benefícios de consumir o seu produto/serviço

O seu cliente precisa ter a sensação de que está fazendo um bom negócio e que o produto tem um grande valor. Mesmo que ele tenha ciência de que está tendo um gasto a mais, precisa entender como um investimento e não uma despesa.

Não por acaso, o seu maior desafio será mostrar os diferenciais que o seu produto possui perante os seus concorrentes. Convença o seu lead que ele fez uma ótima escolha. Não importa qual seja a sua forma de contato, de qualquer modo você deve mostrar as vantagens de consumir o seu produto ou serviço.

Atenção às chamadas (Call to Action)

No Marketing Digital utilizamos o termo CTA (Call to Action), que nada mais é do que uma chamada para a ação, mas que deve ter um copy adequado. Essa é forma de convidar o seu usuário a dar um passo adiante, dentro da sua estratégia de marketing. Normalmente isso acontece quando oferecemos um material gratuito, a fim de conseguir capturar um lead, por exemplo.

Após identificar quais informações e conteúdos serão atrativos para os seus visitantes, use o CTA para convertê-los em possíveis compradores. A chamada pode ser feita por banners, botões, links, entre outros.

Meça o processo

Por fim, não menos importante e sendo redundante, mensure o seu processo desde a captação do lead até o pós-venda. Com os resultados obtidos, você conseguirá calcular o ROI e fazer melhorias em suas próximas campanhas e cada vez mais tornar o processo mais fácil e rápido.