Construindo uma estratégia de inbound marketing, crescer a audiência e transformar em leads

Fazer um negócio online crescer é uma tarefa fundamental para alcançar o sucesso e torná-lo sustentável. Para isso não há nada mais importante do que o seu público ser uma audiência engajada. É com um público participativo que você conseguirá fortalecer a sua marca no âmbito digital e, possivelmente, converter isso em leads e vendas.


O primeiro passo para construir uma audiência de qualidade é definir quem você é. Decida qual a identidade do seu negócio e tenha em mente que as pessoas precisarão de um conteúdo que desperte interesse. Identifique qual será sua visão, missão e valores, pois assim as pessoas conseguirão identificar-se e aproximar-se da sua empresa e você despertará o interesse em consumir os seus produtos ou serviços.


A segunda etapa da sua estratégia consiste em definir qual será o seu público-alvo. Faça uma lista de perguntas que vão lhe ajudar nesta tarefa:

  • Quais as necessidades dos seus clientes?
  • Quais os seus sonhos?
  • Quais soluções eles buscam?
  • Quem tem potencial para ser um possível consumidor?
  • Como seu produto pode impactar e/ou ajudar a vida daquela pessoa?

Com essas respostas, já é viável criar uma persona e a partir daí definir a sua estratégia de venda. Este passo é de extrema importância para o andamento do seu negócio online.


A boa e velha propaganda boca em boca


Essa é uma tática usada por muitas pessoas que trabalham com vendas, mas pode parecer estranho utilizar tal estratégia em um negócio digital, porém, pode ser muito eficaz.
Em um negócio online, uma forma inteligente de usar a propaganda boca em boca é solicitando que seus clientes ou influenciadores digitais compartilhem a sua opinião sobre seu produto ou serviço. Isso gera credibilidade para outros compradores, pois uma indicação é sempre um ponto positivo na hora de fechar um negócio
O interessante é que nos comentários positivos sobre a sua empresa, seu cliente mostra que tem potencial para adquirir outros produtos ou serviços, ou mesmo quem está comprando a primeira vez, vê como uma segurança.
Portanto, a confiança é um elemento de extrema importância para que o visitante quebre a barreira, para assim saber mais sobre o seu serviço ou produto. Hoje mais de 90% dos consumidores são influenciados por amigos e familiares, esse número aumenta quando os influenciadores são jovens entre 18 e 21 anos, conforme o último estudo da IBM sobre influência das vendas na geração Z .

Fidelize


Dê atenção aos seus clientes e as chances de eles permanecerem fiéis aos seus serviços são gigantescas. Não adianta ter um público muito grande, mas que não é participativo e nem engajado.
Tendo essa ideia em mente, procure responder todos os comentários e dúvidas, pois isso vai fazer com que eles possuam uma forte relação com sua empresa e não comprem com concorrentes.

Transformando sua audiência em leads


A geração de leads considero como uma das estratégias mais importantes do inbound marketing e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não sabem direito como funciona e o quanto ela pode auxiliar no impulsionamento das vendas do seu negócio.
Simplificando, a geração de leads é a maneira como as empresas conseguem alguns dados de clientes em potencial, para oferecer seus serviços e/ou produtos. De maneira geral, essas informações podem ser de uma lista com nomes, endereços, telefones e e-mails ou landing pages/ formulário com captura dessas informações e, normalmente, você coleta poucas informações e com o envolvimento do lead vai conquistando outras informações que irão direcionar a estratégia.


Tenha sempre em mente para toda e qualquer ação:
Como vou usar essa estratégia e transformar os visitantes em leads?
Veremos nos itens seguintes que o lead é a nossa base para gerar métricas e medir o resultado efetivo de cada campanha.


Estratégias para conquistar um lead

Existem algumas formas de conseguir leads, vamos mostrar algumas:

Oferta


Você pode oferecer algum material gratuito, um e-book, por exemplo, e o usuário precisa informar seu nome e e-mail para conseguir fazer o download. Porém, lembre-se que seu site ou blog precisa ter credibilidade para que a pessoa se sinta à vontade para informar seus dados em um formulário.


Landing Page


Landing Page é uma página na web que é muito parecida com um site, porém costuma ser uma página única e que tem como intenção capturar as informações dos usuários, por meio de formulários. Vamos listar aqui seis canais, contudo, existem outros que são utilizados para capturar leads, são eles: website, blog, marketing de conteúdo, mídias sociais, anúncios, e e-mail marketing.


Usando as Redes Sociais a seu favor


Com o avanço da tecnologia, as redes sociais se tornaram uma importante ferramenta para influenciar e atingir os leads. Isso ajuda e muito quem vende algum produto ou serviço, pois essa é uma forma de ter uma vitrine com investimento relativamente baixo. Nas campanhas pagas, por exemplo, é possível segmentar para o seu perfil de cliente utilizando idade, interesses, localização geográfica, entre outras.
A primeira coisa é criar autoridade e fazer conexões reais por meio das mídias sociais. Faça-se presente e procure manter contato com seus seguidores e, sempre que possível, responda os comentários em suas publicações. Compartilhe histórias de sucesso de alguns dos seus clientes.
Além disso, uma dica importante é conhecer as páginas que oferecem conteúdo similar ao seu. Acompanhe marcas e produtos que possuam um público-alvo parecido com o seu. Faça uma análise dos horários, teste o engajamento das postagens e ajuste o tipo de linguagem adequado para o seu público.


Planejamento

Organize a sua rotina em um cronograma semanal e indique quantos posts você vai fazer diariamente ou na semana e cumpra! A sua audiência aguarda por isso! Mas seja detalhista e informe qual tema e tipo de postagem aparecerá em cada dia, em sua fanpage ou perfil. Faça também um planejamento mensal, bem como trimestral das suas campanhas.
Por fim, mais importante do que a quantidade é manter uma rotina consistente, ao que faça postagens periódicas e cumpra os horários, pois seus seguidores ficarão mais atentos às suas páginas e, quanto mais interessante o conteúdo, mais as redes sociais irão entregar esse conteúdo para a sua audiência.


Campanhas patrocinadas


Caso você possua uma verba extra, utilize-as em campanhas pagas tanto no Facebook/Instagram quanto no Google Ads e outras que sejam importantes para o seu nicho de atuação. Com investimento baixo, é possível aumentar o número de curtidas e seguidores na sua página.
Outra dica: acompanhe os resultados! Quando a aquisição de novos leads, seguidores ou curtidas caírem, está na hora de mudar alguns parâmetros, talvez a frase de chamada, a imagem, a oferta. Mude um parâmetro por vez, para que você tenha certeza do que surtiu efeito. É fundamental que você meça o desempenho das suas publicações e, após isso, ajuste o seu planejamento baseando-se no resultado final. Entende o porquê de o lead ser um elemento importante na medição do nosso resultado e das campanhas?


Aumente suas Redes Sociais


O Instagram é a rede social que mais está crescendo no Brasil e no mundo e por isso a maioria dos empreendedores apostam nela como chamariz para os seus negócios. Além disso, por muitos anos, o Facebook dominou o mercado e ainda possui uma grande fatia dele. Mas já pensou em investir em outras mídias também?
Uma dica é pesquisar a melhor maneira de efetuar campanhas em outras redes, como o Linkedin, Twitter, Youtube, Tiktok e Redes de Display. Dessa forma, você conseguirá ter ainda mais audiência e em segmentos diferentes. E sempre divida sua verba em vários canais, não de forma igual, utilize a teoria do holofote para focar no que está dando retorno, mas “jamais coloque todos os ovos em uma única cesta”, imagina se ela quebrar? Ficará mais complicado descobrir novas estratégias para suprir aquela que deixou de existir, não é mesmo?
O que gostaríamos de deixar enfatizado é que a importância das redes sociais é uma realidade, mas enquanto você trabalha para apenas aumentar a sua rede e não se preocupa em transformá-la em leads, podemos comparar a construir em terreno dos outros. Apenas pense:

  • E se o meu perfil na rede social for bloqueado por um motivo qualquer?
  • E se a rede social deixar de existir?
  • Eu tenho esse mesmo público na minha base?

Assim, se eu transformo essa audiência em dados, ou seja, e-mail, nome, telefone, endereço, eu consigo atingir esse público de outra forma? Essa é a questão que vamos tratar muito nesse livro, pois se eu deixo de ter a rede social, continuo tendo o e-mail, ou posso enviar uma mensagem por whatsapp ou SMS, posso ligar e até mandar uma carta ou ir no endereço do lead. Isso sem considerar outros dois pontos, que são: os algoritmos das redes sociais que mudam constantemente, o que nos obriga a encontrar novas estratégias para conseguir atingir o público adequado e, em segundo, as campanhas patrocinadas podem ser investimentos caros para a conversão e precisam fazer jus ao ROI.


Youtube – O segundo “buscador” mais usado no mundo


O Youtube foi criado em 2005 por três ex-funcionários do Paypal e faz sucesso desde o seu começo. No ano seguinte foi comprado pelo Google e tornou-se uma subsidiária da empresa. Já são quatorze anos de existência e é muito difícil imaginar-se assistindo um vídeo na internet sem contar com o Youtube. A plataforma tornou-se tão importante que tem sido o segundo site mais visitado do mundo há alguns anos. Um segundo destaque é que os vídeos já são considerados uma realidade e não mais apenas uma tendência de marketing.
De qualquer forma, muitas mudanças ocorreram no Youtube desde sua criação, mas o que é mais visível é a quantidade de influenciadores que utilizam a plataforma para ganhar autoridade e principalmente monetizar seus conteúdos. E você? Já se tornou um influenciador do próprio produto/serviço?


Nesse sentido, grandes empresas têm utilizado o Youtube como um bom aliado na produção de conteúdos, para criar relacionamento com o seu público-alvo. Segundo o Youtube, cerca de 80% de todo conteúdo da internet será no formato de vídeo, a partir de 2019.
Isso será possível, pois, com a correria do dia a dia, milhões de pessoas priorizam a praticidade dos vídeos. Justamente por essa razão, o Youtube tem sido utilizado como um buscador para inúmeros tipos de informação, ficando atrás apenas do Google.
Por exemplo, se você quer saber como se faz um bolo, é muito mais fácil ir até o Youtube e assistir um vídeo com a receita detalhada. O interessante da plataforma é que ela possui conteúdo para todos os gostos. Hoje em dia, muitas pessoas criam verdadeiros programas por meio dela. A média de buscas no Youtube já ultrapassa 3 bilhões ao mês.
Como aproveitar isso?
Vamos lhe dar algumas dicas de como aproveitar essa oportunidade. Veja:

  • Crie conteúdos relevantes. Insira palavras-chave no título e no texto, da mesma forma que você faria em um site ou blog trabalhando o SEO, deste modo você cria uma estratégia para ser encontrado, este é o primeiro ponto;
  • Faça uma descrição detalhada e completa e insira, também, as palavras-chave do produto ou serviço que fará parte do vídeo;
  • No Youtube as tags são importantes, por isso coloque-as, mas nunca ultrapassando o limite de 500 caracteres;
  • Caso tenha, adicione o link de um material em uma landing page com formulário, para que o seu lead se cadastre e você possa nutrir esse lead com outros materiais, vídeos relacionados ou mesmo o seu produto ou serviço;
  • Aposte em um vídeo um pouco mais longo, pois quanto mais o seu conteúdo for assistido, o Youtube considera como um dos critérios de relevância para a classificação do mesmo;
  • Otimize seus vídeos. Antes de fazer o upload, coloque a palavra-chave no nome do arquivo;
  • Edite o vídeo, coloque legenda, pois, nem todo mundo pode escutar em todos os lugares e também é considerado de grande relevância por permitir acessibilidade;
  • Adicione alguns poucos pontos de conversão durante a exibição do vídeo, para visitar a sua página, blog ou baixar um determinado material;
  • Não esqueça de permitir os comentários e responda todos eles. Quanto mais visualizações e comentários, mais chances de alcançar os primeiros lugares nas buscas e ainda gerar leads.

Gerando valor


Uma excelente estratégia para o seu negócio é apostar em marketing de conteúdo. Obter resultados positivos não depende apenas do tamanho da sua empresa, mas sim do planejamento e da geração de valor da sua marca.
De fato, a vantagem mais clara da utilização do Marketing Digital como estratégia é o retorno obtido. Você precisará atrair o seu público por meio de conteúdos que chamem a atenção e, principalmente, sejam condizentes com o que ele está buscando. Com isso, será possível dar visibilidade a sua marca.
Dito isso, vamos dar algumas dicas de como gerar valor ao seu negócio:

  • Crie anúncios: Utilize o Google Ads para colocar sua empresa mais facilmente no topo dos mecanismos de busca. Para isso, você precisa estudar bem o que seu público está buscando antes de criar o anúncio.
  • Faça parcerias: Procure fazer parcerias com produtos ou serviços complementares, troquem mídia entre vocês. Procure parceiros que possam ser influenciadores digitais, utilizando seu produto ou serviço. Você consegue encontrar facilmente influenciadores com plataformas específicas, tais como: influency.me, squidit.com.br, influence4you.com.
  • Tenha credibilidade: Ser confiável é o primeiro passo para que seu público tenha convicção no que você está falando. Criar uma relação de fidelidade com os seus seguidores é imprescindível para o sucesso da sua marca.
  • Crie conteúdo de qualidade: Conheça bem o seu público e com isso ofereça um conteúdo relevante, direcionado e com qualidade. Crie algo que as pessoas queiram mesmo ver e, acima de tudo, que não seja mentiroso.
  • Mantenha o bom relacionamento: Crie uma boa relação com os usuários do seu site ou blog. Receba as críticas de maneira educada e procure melhorar o que não está agradando. Lembre-se que o seu público é o seu termômetro.